sexta-feira, 23 de março de 2012
INTRODUÇÃO À FÍSICA - GRANDEZAS FÍSICAS
Em nossa convivência, é comum realizarmos medidas e fazermos uso delas.
Exemplo: avaliar a altura de uma casa, abastecer um carro em um posto de combustível com 40 L de gasolina; volume de água de um copo, medir sua própria altura e obter o valor 1,78 m; acompanhar a duração de uma partida de futebol, ir à uma mercearia e comprar 250 g de margarina vegetal etc.
Em todas as situações descritas, e em outras que você poderá imaginar, é fácil perceber o envolvimento das medidas nas atividades diárias de qualquer pessoa.
A cada uma delas podemos associar um valor numérico. A esse ato chamamos de medir.
Nem todas as grandezas podem ser medidas.
O amor, a simpatia, o patriotismo, por exemplo, não podemos associar valores numéricos.
Mas ao comprimento de uma mesa, à massa de uma estátua e a duração de uma aula podemos associar valores numéricos.
Esta ideia pode ser generalizada na afirmação: Grandeza física é toda grandeza que pode ser medida.
No estudo da Física, as medidas também desempenham um papel muito importante.
Assim, é razoável, ao iniciarmos nosso curso, fornecer a você alguns conhecimentos básicos sobre as medidas e as unidades usadas para efetuá-las.
Como fazemos para medir uma grandeza?
Para determinar o comprimento de uma corda, comparamos o seu tamanho com um comprimento tomado como padrão (fundamental): o metro(m).
Assim se a corda for quatro vezes maior do que o metro dizemos que ela tem quatro metros de comprimento. Ao medir massas usamos as balanças.
Estas compram as massas dos corpos com outras massas definidas e tomadas como padrão.
Para medir a grandeza tempo usamos, em geral, como instrumento de medida, os relógios.
Generalizando a ideia de medir para outras grandezas e para outros instrumentos podemos afirmar: Medir uma grandeza é compará-la com outra grandeza de mesma espécie tomada como medida padrão.
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